Cumulative Layout Shift o que é e como impacta o SEO do seu site.
Estar online, navegando pela internet, é uma das tarefas que a humanidade contemporânea mais dispende horas durante o cotidiano. Utiliza-se a internet para estudar, trabalhar, como lazer e como meio de informação, onde se é possível encontrar tudo que precisa sobre pessoas, produtos e serviços.
Durante o último século, era comum a utilização das “Listas Amarelas” para conseguir encontrar informações. Para os mais jovens, se tratava de um grande livro (geralmente amarelo) com telefones e propagandas de comércios, prestadores de serviço e número de telefone de pessoas que possuíam linha fixa. Neste sistema, organizado por ordem alfabética, muitos anúncios se destacavam, pelo seu design, tamanho e estratégias de posições na “lista”. Tal ferramenta hoje é obsoleta, somente manuseada por aqueles que preservam a nostalgia dos tempos analógicos. Hoje, toda informação que precisamos, que me perdoem os fãs de outros sites buscas, mas está a um “Google” de distância.
Mas afinal, por que toda aquela introdução sobre as “listas amarelas”? Ora, apesar da revolução, do analógico para o digital, uma coisa permanece em comum desde aqueles tempos até agora: quando alguém está procurando um serviço/produto, as empresas querem ter destaque para que o seu contato seja o primeiro, o destaque da busca.
Toda vez que uma página é criada e disponibilizada na world wide web, os sites buscadores procuram indexá-la, para que seja encontrada por quem efetua a busca. No entanto, com milhares de páginas sobre o mesmo tema, como a sua ficará à frente das demais?
Neste exato momento que o SEO (Search Engine Optimization, em tradução livre Otimização do Motor de Busca) aparece. É um conjunto de técnicas e ferramentas que busca influenciar os algoritmos dos buscadores, de modo a classificar as páginas por determinada palavra-chave utilizada.
Portanto, o SEO tem a tarefa de auxiliar seu site, de modo a implementar melhorias no conteúdo para que faça a sua página na web ser encontrada com mais facilidade por aqueles que procuram. Antes, cabe ressaltar uma diferença. O SEO não se trata do direcionamento de marketing que incluí links patrocinados como o Google AdWords. Está temática (muito importante também) é denominada SEM – Search Engine Marketing.
Como Funciona o SEO?
Como dito anteriormente, o SEO é a ferramenta que vai auxiliar os sites a terem destaque dentro dos buscadores. Cada buscador de internet se utiliza de critério e padrões para ranquear seus sites, muitos deles em comum, com algumas distinções entre eles. O Google, por exemplo, utiliza mais de 200 fatores e critérios para ranquear as páginas. Embora, a empresa não revele exatamente quais são esses fatores, criar uma estratégia de SEO é fundamental, pois há vários detalhes que compõe o bom desempenho das páginas.
Há uma lista extensa de fatores e detalhes dentro da estratégia de SEO, como a qualidade do conteúdo para entregar informações úteis e relevantes, atualizações constantes na página, a autoridade do domínio, a arquitetura do site (organização lógica) e tráfego no site, que pode ser conseguido através de uma boa exposição em redes sociais.
Estes são alguns, dentre outras dezenas, de fatores que o SEO pode contribuir, fazendo uma análise estratégica da sua página lhe guiando para melhores resultados. No entanto, abordaremos a seguir, uma ferramenta que pode auxiliar a estratégia de SEO do seu site, o CLS.
Cumulative Layout Shift e o impacto no SEO
O Cumulative Layout Shift- CLS, é uma das métricas que integra o Core Web Vitals, que consiste na avaliação de instabilidades de conteúdos e páginas na web. O CLS pode ser traduzido como deslocamento de layout, que seriam distinções e variações em elementos da página.
Em síntese, os deslocamentos ocorrem quando elementos que são visíveis são forçados a se movimentar dentro das páginas, porque outro elemento foi subitamente sobreposto ou redimensionado na página.
Já ocorreu de você estar lendo um texto online e repentinamente alguma coisa muda na página, sem que você tenha clicado em nada, fazendo você ficar confuso? Existem vários exemplos de semelhantes, como botões que se deslocam de local no momento em que você vai clicar, inserções de propagandas sobre textos, imagens mal dimensionadas, entre outros.
Estas experiências, que embora pareçam ser pequenos aborrecimentos, necessitam de um “mapeamento” e atenção, pois podem causar danos, prejudicam a evolução e credibilidade de suas páginas.
Cabe esclarecer, que nem toda mudança/deslocamento de layout é “ruim”. Há algumas inserções necessárias, para dar maior dinamismo, sofisticação à página. No entanto, estas alterações devem ocorrer de maneira fluída, sem prejudicar a visualização e interação por parte do usuário.
De forma resumida, a CLS tem como fundamento medir a estabilidade visual de suas páginas, quantificando com que frequência os usuários se submetem as mudanças inesperadas no layout da página. Assim, um CLS baixo significa que a página é agradável, estável. Um CLS alto, por outro lado, significa que sua página é desagradável, que surpreende negativamente o usuário, não oferecendo fluidez na navegação.
Existem ferramentas que ajudam você a medir o CLS de sua página, o principal deles é o Google Search Console para o CLS e o Page Speed Insights, também do Google, que faz mensuração de outras métricas do Core Web Vitals. Estas avaliações ajudam a identificar a ocorrência de problemas. Abaixo, destacamos alguns fatores que podem prejudicar o desempenho de CLS:
- Pré-Carregamento de recursos: A página tem seu tempo de carregamento afetado por diversos motivos, entre eles os recursos do JavaScript, CSS e outros. Realizar ajustes com essas linguagens é fundamental para fluidez de seu conteúdo.
- Tamanho da Imagem: As imagens representam, por vezes, a maior quantidade de bytes e maior relevância ao conteúdo da página. Estabelecer tamanhos e posicionamento correto das imagens favorece ao bom desempenho de seu CLS.
- Anúncios: Os anúncios costumam ser problemáticos na navegação web, pois muitas vezes possuem tamanhos e dinamismos diferentes, que pode contribuir para uma experiência desagradável pelo usuário. Deixar os anúncios em espaços reservados e estáticos, podem facilitar na organização deles em relação ao conteúdo.
Existem diversos outros fatores que podem impactar no desempenho da CLS de seu site. Por isso, é importante avaliar o desempenho desta métrica que é fundamental para a evolução da estratégia de SEO de seu site.
Assim, para um desempenho eficaz do seu SEO, é importante a utilização harmonizada de métrica especificada na Core Web Vitals, em destaque para o CLS, que garantirá maior credibilidade e fluidez nas informações de seu conteúdo.