Metaverso, o futuro já começou.

O  termo foi cunhado por Neal Stephenson em seu romance de ficção científica Snow Crash  lá em 1992. Refere-se a um mundo de realidade virtual onde as pessoas podem interagir umas com as outras e com objetos digitais como se estivessem no mundo real.

O metaverso ainda está se formando e em um estágio inicial – portanto, há muitas definições para ele. Para alguns, o metaverso parece ser o próximo passo na conquista do espaço digital. Para outros, é um espaço virtual personalizado pelo usuário.

Os 6 pilares do metaverso 

Meta-vidas, Meta-sociedades e Meta-negócios

Seriam a versão digital do que já temos em nossa realidade. Traduzidos para a esfera digital de como cada setor terá uma função para construção desse novo mundo.

Permitindo aos usuários compreender, manipular e simular o mundo real de novas maneiras que economizam tempo e abrem novas possibilidades em nossas vidas e negócios. 

Espaços liminares

São as portas para diferentes mundos do metaverso. Permitindo acessar diferentes realidades sem sair de casa. 

Eventos virtuais

Você pode criar e participar de eventos virtuais como shows e eventos interativos ou exposições. 

Uma forma de engajar seus clientes de forma mais imersiva e interativa. 

Realidade aumentada 

Temos grandes melhorias no mundo físico usando interfaces e sensores. O metaverso poderia capacitar os usuários com um sexto sentido, impulsionado por esta tecnologia, que fornecerá muita informação e transformará trabalho, processos e vida em viagens e experiências.

Mundos de Espelho

São reflexos aumentados do mundo físico. Eles são virtualmente aprimorados com tecnologia e sensores que fornecem uma camada para navegar em nosso ambiente com um fluxo contextual de dados e informações gráficas, tornando a experiência útil e real.

Lifelogging

É uma forma de registrar automaticamente esta vida.Levando em consideração todos os sensores ao nosso redor e suas informações coletadas.

A internet atual é principalmente sobre acesso à informação e transações. No metaverso, estaremos falando principalmente de atividades.

À medida que o metaverso se expandir para incluir aprendizagem imersiva, comércio imersivo, educação, viagens e outras aplicações inimagináveis, ele se tornará mais parecido com um jogo, ou seja: mais orientado para a atividade.

3 coisas pra esperar dentro do metaverso

Atividades

Integração da experiência imersiva – aquelas em que não se simplifica olhar  as páginas e aplicações, mas se envolve em atividades com outros dentro dos lugares.

No nosso jogo  interativo The Office trabalhamos nesse conceito de interação entre empresa e cliente. Você pode navegar pelo escritório e conhecer um pouquinho mais do lugar onde  nossos projetos tomam forma.

Espaços e conteúdos orientados pelo criador:

Permitindo aos usuários compreender, manipular e simular o mundo real de novas maneiras que economizam tempo e abrem novas possibilidades

Incorporação e Ligação de Conteúdo Emergente:

Assim como os hyperlinks e conteúdos incorporados fizeram parte de gerações anteriores, a capacidade de interligar e ligar elementos da Internet imersiva vai alimentar a próxima onda emergente de inovação.

Um futuro de abundância

A imersão que o metaverso propõe promete grandes oportunidades tanto para as empresas que estão desenvolvendo nessa área quanto para seus clientes. 

Segundo a matéria da Forbes tech após o anúncio da mudança de nome da gigante Facebook para Meta, as ações da Nvidia chegaram a subir 12% levando a fabricante de chips a ser avaliada em quase US$ 1 trilhão, diante da expectativa de que empresas injetem bilhões de dólares nos chamados “metaversos“.

Há um mundo totalmente novo de interatividade, comunidade e experiência expandida a ser descoberto. Dar o primeiro passo em direção à essa nova etapa da Internet é também fazer parte dessa transformação. 

Como isso pode beneficiar o meu negócio? 

As empresas poderão criar showrooms virtuais onde os consumidores podem conhecer  os produtos antes de comprá-los. Eles poderão oferecer demonstrações e simulações interativas que dão aos consumidores uma noção mais realista do que estão comprando.

Adotar essas tecnologias pode ajudar empresas a ganhar uma vantagem competitiva no mercado.

Como a Envolve pode ajudar o meu negócio? 

Entregamos soluções de desenvolvimento web dinâmicas e envolventes.

Elevando seu alcance com experiências interativas em 3D, permitindo sua marca a dar o primeiro passo nessa nova fase de imersão e interatividade digital.

A imersão que o metaverso propõe promete grandes oportunidades tanto para as empresas que estão desenvolvendo nessa área quanto para seus clientes. 

Então, vem com a gente? 

Autor
Milo Silveira