O Passo a passo rumo ao Metaverso

Agora que você já sabe os benefícios de estar por dentro do metaverso, vamos ver o passo a passo pra fazer essa ideia sair do papel:

Decida qual  plataforma melhor encaixa com seus objetivos e público alvo.

Microsoft, Meta, Roblox, Spatial, Decentraland, The Sandbox, Wilder World, Highstreet são apenas algumas das empresas que estão construindo ativamente o futuro.

Entrar no espaço sem uma proposta clara de valor não deve ser o objetivo.

Siga os passos abaixo se você estiver se perguntando como iniciar um negócio no Metaverso:

Passo 1: Criar uma Persona de Cliente

Identifique o tipo de cliente com o qual você está tentando se conectar. Isto o ajudará a determinar a estratégia correta para se conectar com seus clientes. Por exemplo, se seus clientes amam esportes, criar um ambiente baseado em jogos esportivos dentro de sua loja virtual o ajudaria a melhorar as conversões. 

Passo 2: Entenda o Espaço Virtual

Muitas empresas ainda não estão familiarizadas com moedas digitais e ambientes 3D. 

Cada plataforma tem sua moeda no jogo, que pode ser trocada por dinheiro da vida real em diferentes trocas de criptografia.

Passo 3: Criar Diferentes Canais de Marketing

Muitas empresas já têm explorado vários canais de marketing para se promoverem. No entanto, o marketing no Metaverso será difícil se as empresas  não criarem consciência para seus espaços virtuais. Recomenda-se garantir uma boa presença digital antes de entrar no Metaverso.

Passo 4: Comece sua Viagem Virtual

Os passos que uma empresa tem que dar para começar dependem de sua estratégia de entrada no Metaverso.

Para criar seu espaço virtual, você deve selecionar uma plataforma para desenvolver seu mundo virtual. 

A seguir, você pode adquirir um terreno na plataforma. Os terrenos podem ser adquiridos diretamente das plataformas durante os leilões ou através de mercados secundários de outros proprietários de terrenos.

Comece a construir seu mundo. Cada plataforma oferece ferramentas de desenvolvimento para começar a moldar seus ambientes para interagir com seus clientes. 

O Metaverso é sobre experiências. Se você começar a criar um espaço envolvente com jogos divertidos e muito mais, seus clientes vão querer interagir.

Aqui estão algumas variáveis a serem consideradas para determinar qual plataforma seria a escolha certa para a empresa:

Facilidade de Pagamentos: A plataforma que você selecionar deve ter uma moeda no jogo que seja fácil de obter e de trocar.

Acessibilidade: A plataforma é acessível apenas aos usuários da VR? Como a maioria das pessoas ainda não tem VR, uma plataforma que os usuários possam acessar através de um PC, celular ou tablet dá maior alcance e exposição.

Tráfego da plataforma: É recomendável optar por plataformas populares para alcançar o maior número possível de clientes potenciais.

Integrações: As plataformas também devem ser compatíveis com chatbots e CRMs para que os proprietários de empresas possam gerenciar os dados dos clientes e fornecer suporte de qualidade aos clientes.

De pequenas a grandes empresas, cada marca pode entrar no mundo virtual e colher os benefícios de ter uma presença usando experiências únicas de narração de histórias em tecnologia 3D. 

Com a ascensão da educação trabalho remotos os recentes anos, podemos ver também possibilidades de que o Metaverso traz para solucionar pontos como:

— Falta de engajamento e interação na equipe.

— Logins e links que se acumulam nas interações diárias.

— Falta de ter se um espaço consistente onde as pessoas possam interagir mais com as outras com mais praticidade e sem custos adicionais de transporte.

Então não importa se é uma marca, empresa, indústria ou uma escola. O Metaverso tem espaço e público para você. E nos próximos anos veremos mais e mais imersão nesse mundo. 

O metaverso também suporta as carteiras digitais, o que significa que as empresas podem regular transações sem descontinuidades através de seu ecossistema virtual. 

Se você está procurando atingir um público mais jovem você precisa se concentrar no entretenimento, autenticidade e criatividade como pontos centrais de venda.

Esta estratégia também faz sentido em audiências mais velhas se concentrando menos em jogos e mais na criação de infraestruturas digitais. Onde usuários podem se engajar em atividades da vida real como a compra de terrenos virtuais, organização de eventos, criação de objetos virtuais e interação elevada.

Não importa o nicho, o Metaverso tem espaço e possibilidades. Seja para compartilhar uma ideia, um produto, demonstrar uma ação, explicar um conceito ou reunir pessoas.

Não sabe por onde começar ou como desenvolver sua estratégia ?

Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a construir uma estratégia sustentável e explorar quais problemas de usuário podemos ajudar a resolver com as infinitas oportunidades que esperam por você e sua marca.

Autor
Milo Silveira