Web 3.0, Saiba se você está preparado


A web 3.0 é o futuro de como conhecemos a web, mas estamos realmente preparados?

Quando falamos da próxima geração da web o que podemos ter certeza é de que será com um design mais humano e menos maquinal, permitindo que as pessoas interajam diretamente com os dados, de forma muito mais fácil, segura, privada e acessível.

Para compreender as sutilezas e nuances da Web 3.0, devemos dar uma olhada nas cinco propriedades:

Blockchain: Introduz uma camada de governança que corre sobre a Internet atual, que permite que duas pessoas que não conhecem ou não confiam uma na outra alcancem e estabeleçam acordos através da Web.

Web semântica: o gráfico de conhecimento formado pela combinação de dados conectados, Linked Data com conteúdo inteligente para facilitar a compreensão e o processamento de conteúdo, metadados e outros objetos de informação em escala.

Inteligência Artificial: Combinando esta capacidade com o processamento de linguagem natural, na Web 3.0, os computadores podem distinguir informações como humanos para fornecer resultados mais rápidos e mais relevantes.

Gráficos 3D: A característica gráfica 3D da Web 3.0 traz um novo nível de imersão no mundo virtual, pois esbate a fronteira entre o mundo físico e o virtual. Suas aplicações podem ser vistas em jogos, comércio eletrônico, bens imóveis, saúde e muitas outras áreas.

Omnipresença: A Web 3.0 é totalmente difundida, indicando que a Internet estará sempre acessível. A conectividade à Internet não está limitada a dispositivos como laptops e smartphones. A Omnipresença da Web 3.0 permite o acesso à Internet através de uma infinidade de novos dispositivos inteligentes baseados em tecnologias IoT.

Há vários motivos para acreditar que a web 3.0 será uma revolução. No entanto, a web 3.0 também tem seus pontos negativos:

— Muito confuso para os recém-chegados compreenderem.

— Muitas leis precisam ser alteradas para assegurar a propriedade de algo.

— Tem muito mais pegada de carbono do que suas predecessoras.

— Fácil de obter informações públicas/privadas do usuário.

— Políticas de privacidade são imprescindíveis para uma descentralização segura e estável.

Apesar desses problemas, é inegável que a web 3.0 trará grandes mudanças na forma como as pessoas interagem com a internet. A web 3.0 é sim uma tecnologia promissora, mas ainda há muito o que ser melhorado. É importante que todos estejam conscientes dos seus benefícios e dos seus riscos para que possam tomar uma decisão bem informada sobre sua utilização e criar melhorias para tais problemas citados.

Autor
Milo Silveira